Blog

O Poder do Pensamento – Parte II

Ciência, Psicologia l and tagged , , , , , , , l

“Toda ação é resultado de um pensamento.”

O que é memória? Se pararmos para refletir vamos perceber que a nossa vida na verdade é toda feita de memórias. O aconteceu com você há uns minutos atrás não existe mais. Tornou-se apenas uma lembrança. A percepção de quem nós somos como indivíduos é resultado das lembranças que armazenamos ao longo da nossa história. Ela é um elemento essencial da nossa identidade e da percepção dos outros e do mundo.

Memória é a capacidade de aquirir, armazenar e recuperar as informações disponíveis internamente no cérebro. Como seres humanos temos a incrível capacidade de lembrar de eventos ocorridos há muitos anos atrás em função do impacto positivo ou negativo que eles tiveram sobre nós. Por que esquecemos algumas experiências e outra não? Existe um correlação direta entre o fato ocorrido e a carga de emoção envolvida nele. Ao vivermos uma experiência muito alegre e que nos marcou, temos a tendência de guardá-la para nos lembrarmos dela várias vezes. Da mesma maneira, somos marcados por experiências negativas muito intensas e que ficam registradas na memória como um trauma. Os anos passam e a lembrança continua. Muitas vezes a tristeza e a depressão são resultado direto de memórias de dor e de perda. Lembranças dolorosas que não foram processadas e curadas.

Neste contexto, podemos aprender com o profeta Jeremias quando ele diz que quer trazer a memória as lembranças que podem lhe dar esperança. Nós não temos controle sobre o que fica registrado na nossa memória mas, podemos aprender a lembrar das experiências boas e dos milagres que Deus já fez por nós. Algo que ajuda muito é escrever as experiências positivas e guardá-las como um memorial para os momentos difíceis. Foi isso que o profeta fez. Ele lembrou, no meio de circunstâncias contrárias, que Deus era misericordioso. “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois suas misericórdias não tem fim. Renovam-se cada manhã.